Um PC, seja um desktop ou um laptop, possui uma placa-mãe e essa placa-mãe determina quais componentes físicos, ou seja, hardware, podem ser instalados no PC. Pense nisso como uma placa de energia à qual você pode conectar vários aparelhos. Se sua placa de energia tiver apenas três pontos, você poderá conectar apenas três aparelhos a ela. Com uma placa-mãe, existem pontos dedicados, ou seja, slots para os vários componentes de hardware que você pode conectar. Slots de RAM são um exemplo comum. Quando você compra (ou monta) um PC, alguns ou todos os slots de RAM podem ser usados. Você pode verificar os slots de RAM vazios abrindo fisicamente o seu PC ou, se estiver executando o Windows 10, pode verificar no Gerenciador de Tarefas.
Slots de RAM vazios
Abra o Gerenciador de tarefas e vá para a guia Desempenho. Selecione ‘Memória’ e sob o gráfico de memória, procure o Slots usados campo. Ele informará quantos slots totais estão em uso no momento. Na captura de tela abaixo, o sistema possui um total de 2 slots e um deles está em uso.
Agora que você sabe quantos slots de RAM existem no seu PC, pode decidir se deseja ou se pode adicionar mais RAM a ele. Normalmente, se você tiver um slot vazio, ele poderá suportar toda a RAM já instalada em seu sistema. Por exemplo, na captura de tela acima, o sistema possui 8 GB de RAM e um slot de RAM vazio. Outro cartão de 8 GB de RAM pode ser instalado neste sistema.
A RAM adicional que você adiciona a um sistema não precisa ter a mesma configuração da instalada no outro slot, ou seja, só porque você tem um cartão de 8 GB de RAM em um slot, não significa que você precise instalar outro 8 GB na segunda vaga. Você pode adicionar 4 GB se isso atender às suas necessidades.
Algumas pessoas são da opinião de que, se você estiver usando os dois slots de RAM, deve equilibrar a capacidade entre os cartões que usa. Isso pode ou não ser verdade, mas geralmente você deseja evitar muita disparidade entre os dois cartões. Uma coisa que você precisa prestar atenção são as especificações da própria RAM fora de sua memória. Por exemplo, se a RAM do seu sistema for atualmente DDR3 , você não poderá instalar uma RAM DDR4 com ela. Haverá problemas de desempenho ou seu sistema pode não funcionar.
Receba dicas diárias em sua caixa de entrada Newsletter Participe 35.000+ outros leitores