O Google Chrome é o navegador mais popular. Houve um tempo em que o navegador era um dos navegadores com menos recursos do mercado. Seu baixo consumo de recursos e sua interface de usuário limpa foi o que o levou a dominar o mercado de navegadores. O Chrome ainda tem uma interface de usuário limpa, mas desde então cresceu para consumir mais recursos do sistema.
Google Chrome não responde
O Google Chrome consome bastante RAM. Seus vazamentos de memória são raros, mas usará um pouco de RAM. O navegador ainda é poderoso e geralmente é o navegador ideal para usar aplicativos da web poderosos. O navegador usará mais RAM se você estiver usando um aplicativo da web como o Pixlr, mas ainda funcionará. Se você estiver usando o Chrome e ele frequentemente entrar em um estado sem resposta, provavelmente há um problema com o navegador. Aqui está o que você pode fazer para corrigi-lo.
1. Libere recursos do sistema
Se você estiver usando um aplicativo da Web particularmente complexo, vale a pena liberar recursos do sistema. O Chrome pode estar lutando para funcionar sem problemas porque precisa de mais potência da CPU. Não é uma falha do navegador e sim um requisito do aplicativo da web que não está sendo atendido.
Saia de todos os outros aplicativos em execução no seu sistema. Feche todas as outras janelas e guias do Chrome que você abriu e tente usar o aplicativo da web.
2. Ativar/desativar a aceleração de hardware
O Chrome oferece suporte à aceleração de hardware. Isso pode ajudar o navegador a carregar aplicativos da web e executá-los com mais eficiência ou pode causar problemas. Tente alternar o estado de aceleração de hardware no Chrome.
- Abrir Cromada.
- Clique no botão mais opções (botão de três pontos).
- Virar Aceleração de hardware desligada se estiver ligado, ou On se estiver desligado.
- Abrir Cromada.
- Clique no botão mais opções no canto superior direito.
- Vamos para Ajuda>Sobre o Google Chrome .
- O Chrome irá verificar, baixe e instale uma atualização.
- Abrir Cromada.
- Clique no botão mais opções no canto superior direito.
- Vamos para Mais ferramentas>Extensões.
- Vire o desligue em cada ramal.
- Abrir Cromada.
- Clique no botão mais opções no canto superior direito e selecione Configurações no menu.
- Vamos para Privacidade e segurança da coluna à esquerda.
- Clique Limpar dados de navegação.
- Clique Apagar os dados.
- Abrir Proteção do Windows.
- Vamos para Proteção contra vírus e ameaças.
- Clique Opções de digitalização.
- Selecione Varredura completa.
- Clique Escaneie agora.
- Abrir Prompt de comando.
- Execute o seguinte comandos um a um.
- Abrir Painel de controle.
- Vamos para Programas>Desinstalar um programa.
- Abrir Explorador de arquivos.
- Navegar para este local: C:UsersYourUserNameAppDataRoaming
- Baixe e instale o Chrome novamente.
3. Atualize o Chrome
Verifique se o seu navegador está atualizado. O Chrome não força o usuário a atualizar o navegador, mas não atualizar o navegador pode causar problemas, como um navegador que não responde.
4. Desativar extensões
Extensões são ótimas, mas podem causar problemas. Eles podem acabar usando um pouco de memória e, se não forem bem escritos, podem causar problemas com o próprio navegador, chegando a travar.
Se o Chrome funcionar bem com as extensões ativadas, é provável que uma extensão seja a culpada. Ative-os novamente, um por um, para ver qual está causando o problema.
5. Limpe o cache do Chrome
Problemas com o cache podem fazer com que o Chrome pare de responder. Tente limpar o cache do Chrome e verifique se o problema desaparece.
6. Escaneie o sistema
O malware geralmente tem como alvo os navegadores. Se o Chrome foi infectado, ele pode deixar de responder aleatoriamente. Examine seu sistema em busca de infecções e remova-as.
7. Limpar DNS/IP
Os problemas do Chrome podem ser atribuídos às suas configurações de Internet. Tente liberar o cache DNS em seu sistema.
8. Desative VPN e proxies
Se você estiver usando uma VPN ou uma ferramenta de proxy, desative-a. Pode não ser compatível com o Chrome. Na mesma nota, se você estiver executando aplicativos em sua área de trabalho que monitoram o tráfego de rede, desative-os também e veja se o problema desaparece. Os aplicativos que interceptam o tráfego de rede de um navegador geralmente podem causar problemas com ele e o Chrome não é diferente.
9. Instalação limpa do Chrome
Se tudo mais falhar, instale o Chrome de forma limpa.
Conclusão
O Chrome tornou-se mais pesado em recursos ao longo dos anos e os aplicativos da web tornaram-se mais poderosos. Em algum momento, um site ou um aplicativo da web pode ser muito pesado para o navegador. Se o Chrome entrar em um estado sem resposta para um determinado site, mas funcionar bem com todos os outros, o problema está no site e não no navegador.
Receba dicas diárias em sua caixa de entrada Newsletter Participe 35.000+ outros leitores