Então, você criou um stick USB do Ubuntu Live e está tentando carregá-lo de um USB. O único problema é que o sistema USB ao vivo não inicializa, pois você possui uma placa gráfica que não suporta totalmente os drivers de código aberto incluídos no sistema operacional. Não se preocupe! Nem tudo está perdido! Acontece que existem alguns ajustes no disco do Ubuntu Live que podem ser aproveitados para inicializar, mesmo quando sua GPU não permite! Veja como funciona.
Carregando o USB
O live disk do Ubuntu tem várias opções extras diferentes no menu de inicialização que permitem aos usuários modificar o ambiente live para que ele tenha uma melhor compatibilidade de inicialização. No entanto, antes de examinarmos as várias opções de inicialização disponíveis no Ubuntu Live USB, precisamos ver como carregá-lo. Para começar, conecte seu stick USB Ubuntu ao computador.
Depois que o USB estiver conectado, reinicie o PC e obtenha acesso ao BIOS. Não tem certeza sobre como obter acesso ao BIOS do seu computador? Os botões podem diferir entre os sistemas operacionais, mas geralmente você precisa pressionar Excluir , F2 , Fuga , ou F12 .
Nota: se nenhuma das teclas acima funcionar para inicializar no BIOS do seu computador, consulte o manual do usuário. Eles descrevem qual botão pressionar para acessar esta área.
Dentro da área do BIOS para o disco live USB do Ubuntu, procure a ordem de inicialização. Na área de ordem de inicialização, configure-o para que o stick USB seja configurado para carregar primeiro. Com a ordem de inicialização alterada no BIOS do seu PC, pressione o botão F10 para sair e salvar as alterações. Depois de salvar as configurações do BIOS, reinicie o PC e carregue-o no live disk do Ubuntu. Quando o live disk inicializar em seu computador, observe a tela de inicialização e preste atenção ao texto na tela.
No disco ao vivo do Ubuntu, ele tentará carregar o sistema operacional Ubuntu imediatamente em uma sessão ao vivo. Para impedir a inicialização automática, pressione o botão Seta para baixo tecla no teclado. Selecionar esta tecla imprimirá um menu de seleção de idioma na tela. Neste menu de seleção, use o mouse e passe o mouse sobre o idioma com o qual você se sente mais confortável.
Depois de escolher o idioma que você fala no menu do Ubuntu, pressione o botão F6 no teclado para acessar o menu Outras Opções. Mantenha este menu aberto, pois usaremos este menu para contornar problemas ao inicializar o USB ao vivo do Ubuntu.
Usando Nomodeset para inicializar sem problemas de GPU
Nomodeset é um parâmetro do kernel que os usuários podem especificar na sequência de inicialização. Quando ativado, ele desliga os drivers de vídeo do kernel do Linux integrados. Nomodeset é um recurso útil e que muitos USBs ao vivo do Linux, como o Ubuntu, incluem. A razão pela qual esse recurso está incluído no Ubuntu é que os drivers do kernel do Linux, embora sejam bons, às vezes podem causar uma tela preta em GPUs específicas, impedindo-o de inicializar corretamente.
A habilitação do recurso nomodeset no live disk do Ubuntu é feita no F6 cardápio. Procure no menu, encontre a opção nomodeset e selecione-a com o mouse. aperte o F6 botão para abrir o menu Outras Opções. Em seguida, sem selecionar nenhuma das opções do menu, pressione o botão Esc chave para fechá-lo. Você verá uma caixa de texto na parte inferior da tela.
Usando o Esquerda direita teclas do teclado, faça o seu caminho para splash silencioso e apague essas duas palavras. Em seguida, substitua as palavras pelo código abaixo.
|_+_|
Depois de substituir o código splash silencioso por nomodeset nos parâmetros de inicialização do kernel do Ubuntu, pressione o botão Digitar chave para inicializar instantaneamente. Seus problemas de tela preta devem ter desaparecido!
Outras opções de inicialização
Habilitar o recurso nomodeset no disco ao vivo do Ubuntu deve ser suficiente para inicializar o USB ao vivo do Ubuntu. No entanto, se você tentou esta opção de inicialização e o disco ao vivo ainda não foi carregado, aqui estão algumas opções de inicialização adicionais que você pode tentar.
Para adicionar qualquer uma dessas opções alternativas de inicialização da GPU, pressione F6 para abrir o menu Outras Opções. Em seguida, sem selecionar nenhuma opção no menu, pressione Esc . A partir daqui, você deve ver uma área de texto na parte inferior da tela.
Usando o Esquerda direita teclas de seta, mova o cursor de texto para quiet splash e apague-o. Em seguida, adicione uma das opções abaixo em seu lugar.
novo.modeset=0 – Noveau.modeset é um parâmetro de inicialização para aqueles que usam uma placa gráfica Nvidia. Funciona bem, especialmente se você tiver problemas com nomodeset.
radeon.modeset=0 – Radeon.modeset é um parâmetro de inicialização para aqueles que tentam carregar o live disk do Ubuntu com uma placa gráfica AMD. Normalmente funciona em configurações AMD onde o nomodeset falha.
i915.modeset=0 – i915.modeset é um parâmetro de inicialização para aqueles com placas-mãe Intel. Normalmente, os gráficos Intel funcionam bem com o Ubuntu. No entanto, se você estiver enfrentando problemas gráficos ao carregar o disco ao vivo do Ubuntu e o nomodeset não funcionar, tente este.
Depois de substituir o quiet splash por um dos parâmetros de inicialização nesta lista, pressione Digitar para inicializar.
Receba dicas diárias em sua caixa de entrada Newsletter Participe 35.000+ outros leitores